Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Terceira Margem?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

Terceira Margem recebe artigos e resenhas inéditos em língua portuguesa, francesa, espanhola e inglesa enviados através deste site. Para poder acessar o sistema, é necessário que o autor se cadastre neste LINK.

 

Os artigos enviados não devem ter nenhum tipo de identificação do autor (isso facilita o envio do material para os pareceristas; a autoria e o contato com o autor ficam registrados através do cadastro).

 

É exigido que o autor possua o doutorado completo para submeter artigos. Serão aceitos artigos de mestrandos e doutorandos, desde que em parceria com um doutor.

 

O Conselho Editorial encaminha a pareceristas ad hoc os trabalhos propostos.

 

PADRONIZAÇÃO

 

 

1) EXTENSÃO

 

Contagem de caracteres incluindo espaços:

• Artigos: entre 20.000 e 50.000 caracteres (aproximadamente entre 10 e 25 páginas).

• Resenhas: entre 5.000 e 20.000 caracteres (aproximadamente entre 3 e 10 páginas)

 

 

2) FORMATAÇÃO

 

• Arquivo Word, Open Office, PDF ou RTF;

• Página A4; margens laterais 3,0 cm; entrelinha1,5; alinhamento à esquerda; fonte Times New Roman; corpo 12.

• Adentramento 1 para assinalar parágrafo.

• Citações com até 3 linhas no corpo do texto e entre aspas, citações com mais de 3 linhas destacadas com adentramento 1, corpo 11 e 1 entrelinha acima e abaixo.

• Notas em corpo 10, no fim do documento.

 

 

3) SEQUÊNCIA DE ITENS:

 

• Título do trabalho em caixa alta, alinhado à esquerda.

• Nome do(s) autor(es) em caixa alta e baixa, alinhado à esquerda.

• Corpo do texto com notas ao fim do documento.

• Subtítulos (se houver) em negrito, alinhados à esquerda, com 2 entrelinha acima e 1 entrelinha abaixo, em caixa alta e baixa.

• Referências bibliográficas.

• Resumo de aproximadamente 6 linhas.

• Palavras-chave (de 3 a 5 termos separados por ponto-e-vírgula).

Abstract de aproximadamente 6 linhas.

Key words (de 3 a 5 termos separados por ponto-e-vírgula).

• Nota sobre o(s) autor(es) contendo nome, titulação, cargo, instituição,atividades e publicações mais importantes.

 

 

4) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Conforme as normas da ABNT (NBR 6023)

 

• Livro

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5 ed. São Paulo: Brasiliense,1995. (Obras escolhidas, v. 3).

BARTHES, Roland et al. Literatura e realidade (que é o realismo).Apresentação Tzvetan Todorov. Lisboa: Publicações Dom Quixote,1984.

• Capítulo de livro

LAFETÁ, João Luiz. Três teorias do romance: alcance, limitações, complementaridade.In: ––––––. A dimensão da noite e outros ensaios. Organização Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Duas Cidades; Editora34, 2004. p. 284-95.

• Artigo em coletânea

LIPPARD, Lucy R. Trojan Horses: Activist Art and Power. In: WALLIS,Brian (Ed.). Art after Modernism: Rethinking representation. NewYork: The Museum of Contemporary Art; Boston: Godine, 1984. p. 341-58.

• Artigo de jornal

FISCHER, Luís Augusto. Nobreza do samba. Folha de S. Paulo, São Paulo, 05 jul. 2009. Mais!, p. 3.

• Artigo em revista impressa

HIRT, André. Le retrait et l’action (Marx et Hölderlin). Alea: estudos neo latinos: revista do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 304-24, jul.-dez. 2008.

• Artigo em meio eletrônico

DUARTE, Lívia Lemos. O narrador do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins. Revista Garrafa: revista virtual do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 5,jan.-abr. 2005. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/index_revistagarrafa.htm>. Acesso em: 10 jul. 2007.

• Trabalho apresentado em evento

SANTIAGO, Silviano. O intelectual modernista revisado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ, 1., 1987, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Faculdadede Letras da UFRJ, 1989. Palestra. p. 79-87.

• Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico

ANDRADE, Paulo. Travessia e impasse: a tradição modernista napoesia de Sebastião Uchoa Leite. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TRAVESSIAS, 11., 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABRALIC; UFRGS, 2004. 1 CD-ROM.

• Dissertação e tese

TELLES, Luís Fernando Prado. Narrativa sobre narrativas: uma interpretação sobre o romance e a modernidade (com uma leitura da obrade António Lobo Antunes). 2009. 526 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária)–Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp,Campinas, 2009.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, por favor justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, PDF ou RTF.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos, dossiê), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    Os artigos enviados não devem ter nenhum tipo de identificação do autor (isso facilita o envio do material para os pareceristas; a autoria e o contato com o autor ficam registrados através do cadastro).

  5. Ao menos um dos autores do artigo possui grau de doutor.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação em versão eletrônica e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
  4. Artigos publicados nesta revista não podem ser excluídos da versão eletrônica, tampouco seu acesso e citação podem ser restringidos, a não ser de comum acordo entre editoria e autor.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 1413-0378